O Abrigo Infantil é uma valência do Centro Paroquial de Assistência de Santa Maria de Belém, que foi criado pela Paróquia de Santa Maria de Belém e é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com estatutos oficialmente aprovados desde 1963.

No entanto, a sua atividade começou ainda antes dessa data e, desde 1959, encontra-se em funcionamento nas atuais instalações.

Desde 2002, o Abrigo Infantil teve como Diretora Técnica Maria do Rosário Galvão, que foi substituída em 2015 por Carlota Góis.

Em Setembro de 2016 iniciou funções uma nova Equipa de Direção Técnica com Ana Passos e Sousa como Diretora Técnica, Patrícia Almeida como Diretora Pedagógica e Margarida Rebelo como Assistente Social. Em Setembro de 2017, Ana Galvão assumiu o cargo de Diretora Pedagógica mantendo-se os restantes elementos da Equipa de Direção Técnica.

O Abrigo Infantil funciona atualmente com 7 salas, 5 de Creche (dos 4 meses aos 3 anos) e 2 de Pré-Escolar (dos 3 aos 5 anos) e conta com a frequência de cerca de 120 crianças.